O uso da ferramenta SWOT para avaliação de oportunidades de crescimento da marca “She Natural Care”
Resumo
Introdução e objetivos: A sociedade tem se tornado cada vez mais consciente de que, para enfrentar os desafios trazidos pelas rápidas mudanças ambientais, os nossos estilos de vida devem sofrer mudanças profundas. A indústria cosmética não está fora dessa tendência e tem se modificado para criar produtos sustentáveis, por meio de menor produção, utilização otimizada dos recursos naturais e redução do uso de insumos sintéticos. Dessa forma, o objetivo geral da pesquisa foi desenvolver um relato de caso sobre a aplicação do método SWOT para alavancar o crescimento de uma nova marca de cosméticos naturais. Relato de caso: O termo SWOT significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). No Brasil, a ferramenta também é chamada de análise FOFA (resultado das iniciais em português). Por meio da análise SWOT, torna-se possível elencar os prováveis passos para o crescimento da marca “She Natural Care”. Resultados: Verificando-se os quatro pilares sobre a marca, constataram-se os seguintes resultados: a força é o uso da química verde, produzindo cosméticos que geram menos impacto ao meio ambiente e menos reações adversas; a fraqueza é a logística de vendas e entregas, a falta de pontos de vendas em outras cidades e estados, físicos ou por meio de entrega por pedidos on-line; a oportunidade será uma plataforma e-commerce, para a organização de distribuição dos cosméticos, em que serão implementadas vendas em plataformas on-lines; a ameaça identificada foi a concorrência, por ser uma área em crescimento, em que aparecerão novas empresas no ramo. Considerações finais: A análise pode contribuir para a elaboração de uma boa estratégia de organização a fim de enaltecer a marca e aumentar o potencial de vendas da “She Natural Care”.