O papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Aisha Victória Alves Vieira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Felipe Pereira Barbosa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Camilla Fonseca Fernandes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Yasmin Lara de Souza Freitas Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Marcela Eduarda Marques Noronha Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Matheus Soares Santana Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Daniela Lopes Almeida Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Resumo

Introdução: No desenvolvimento de um indivíduo, sobretudo de uma criança, é preciso considerar o impacto das relações interpessoais e de aprendizagem. Por isso, o objetivo deste estudo foi apresentar uma revisão integrativa da literatura científica sobre como a afetividade na relação aluno-docente pode influenciar no aprendizado do aluno e no trabalho do professor. Métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica referente ao tema “afetividade em relação ao docente”, usando a base de dados Scholar Google, com os seguintes termos: Afetividade and Queixa Escolar and Dificuldades de Aprendizagem and Relação Aluno e Professor and Psicologia Escolar. Utilizaram-se os seguintes critérios de inclusão: (1) artigos publicados nos últimos 28 anos; (2) artigos que focam a atuação da Psicologia Escolar; (3) artigos relacionados às dificuldades de aprendizagem no ambiente escolar; (4) artigos que abordam a relação aluno-professor. Resultados: Os resultados apontaram que, na literatura, ainda não há uma única definição para “dificuldades de aprendizagem”, sendo um conceito que apresenta controvérsias dependendo do referencial teórico. Na Psicologia Escolar Crítica, emprega-se o termo queixa escolar, na tentativa de entender as condições de produção dessas dificuldades em detrimento da ênfase no diagnóstico dos alunos. Destarte, é crucial ter uma visão holística dos aspectos do aprendizado, incluindo a família, a escola, o contexto social, o professor, o aluno e a relação dialética entre todos esses fatores. Ademais, o ato de aprender envolve a interação social, os métodos de ensino e, sobretudo, as interações afetivas na relação professor-aluno. Conclusão: Concluiu-se que o tema estudado é persistente nos temas de pesquisa da área. O vínculo entre professor-aluno promove o desenvolvimento de habilidades interpessoais, autoestima, confiança e resiliência. Em suma, é preciso mais estudos centrados no acolhimento das dificuldades dos professores para se aprofundar em outras perspectivas acerca do processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Aisha Victória Alves Vieira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discentes de Psicologia

Felipe Pereira Barbosa, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discentes de Psicologia

Camilla Fonseca Fernandes, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discentes de Psicologia

Yasmin Lara de Souza Freitas, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discentes de Psicologia

Marcela Eduarda Marques Noronha, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discentes de Psicologia

Matheus Soares Santana, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discentes de Psicologia

Daniela Lopes Almeida, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Docente do Centro Universitário de Patos de Minas

Publicado

2024-03-11

Edição

Seção

RESUMOS - PSICOLOGIA