O papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem
Resumo
Introdução: No desenvolvimento de um indivíduo, sobretudo de uma criança, é preciso considerar o impacto das relações interpessoais e de aprendizagem. Por isso, o objetivo deste estudo foi apresentar uma revisão integrativa da literatura científica sobre como a afetividade na relação aluno-docente pode influenciar no aprendizado do aluno e no trabalho do professor. Métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica referente ao tema “afetividade em relação ao docente”, usando a base de dados Scholar Google, com os seguintes termos: Afetividade and Queixa Escolar and Dificuldades de Aprendizagem and Relação Aluno e Professor and Psicologia Escolar. Utilizaram-se os seguintes critérios de inclusão: (1) artigos publicados nos últimos 28 anos; (2) artigos que focam a atuação da Psicologia Escolar; (3) artigos relacionados às dificuldades de aprendizagem no ambiente escolar; (4) artigos que abordam a relação aluno-professor. Resultados: Os resultados apontaram que, na literatura, ainda não há uma única definição para “dificuldades de aprendizagem”, sendo um conceito que apresenta controvérsias dependendo do referencial teórico. Na Psicologia Escolar Crítica, emprega-se o termo queixa escolar, na tentativa de entender as condições de produção dessas dificuldades em detrimento da ênfase no diagnóstico dos alunos. Destarte, é crucial ter uma visão holística dos aspectos do aprendizado, incluindo a família, a escola, o contexto social, o professor, o aluno e a relação dialética entre todos esses fatores. Ademais, o ato de aprender envolve a interação social, os métodos de ensino e, sobretudo, as interações afetivas na relação professor-aluno. Conclusão: Concluiu-se que o tema estudado é persistente nos temas de pesquisa da área. O vínculo entre professor-aluno promove o desenvolvimento de habilidades interpessoais, autoestima, confiança e resiliência. Em suma, é preciso mais estudos centrados no acolhimento das dificuldades dos professores para se aprofundar em outras perspectivas acerca do processo de aprendizagem.