A satisfação das usuárias em relação ao parto humanizado em um hospital de Patos de Minas
Resumo
O Parto Humanizado significa direcionar toda atenção às necessidades da mulher e dar-lhe o controle da situação na hora do nascimento, mostrando as opções de escolha baseados na ciência e nos direitos que ela tem. O presente trabalho objetivou analisar a satisfação das gestantes e puérperas em relação ao parto humanizado em um hospital de Patos de Minas. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário de Patos de Minas sob CAAE 25396913.1.0000.5549 – UNIPAM. Pôde-se verificar que, 100% das gestantes não sabiam o que era parto humanizado, 99% delas estavam realizando o pré-natal, e apenas uma não havia frequentado o pré-natal. Ainda dentro desta amostra 68% estavam orientadas sobre seus direitos e 32% não recebeu nenhuma orientação. Quanto ao tipo de parto 56% foram orientadas e 44% não; 75% preferem parto normal e 25% cesárea. Verificou-se ainda que, 54% das puérperas declararam que foi ótimo o acolhimento no hospital e 46% declararam que foi boa. 100% das puérperas tiveram o direito de acompanhante respeitado, sendo que, da amostra 69% declararam a assistência durante o parto ótima e, 31% boa, tanto no momento do parto quanto no alojamento conjunto não houve reclamações de ruim e 99% da amostra tiveram suas expectativas supridas e apenas 1% não teve sua expectativa suprida devido à má assistência prestada pela médica de plantão. Os dados obtidos revelam a existência de profissionais qualificados e que visam o bem estar físico e psicológico e o conforto das pacientes no momento do parto e pós-parto, o que gera grande satisfação das usuárias. Apesar dos diversos incentivos à prática da humanização, ainda há muito que se fazer; a adaptação dos hospitais e maternidades com recursos que possibilitem a prática de um parto humanizado, sem uso de medicações, com analgesias naturais e o treinamento dos profissionais para lidar com as pacientes e seus acompanhantes.