Capacitação de graduandos de enfermagem para suporte básico de vida
Resumo
A parada cardiorrespiratória se dá devido a cessação das funções cardíacas e respiratórias, a maioria desses casos ocorre em ambiente extra hospitalar, onde as vítimas não recebem manobra de ressuscitação cardiopulmonar das pessoas que estão no local. Este estudo teve como objetivos realizar o treinamento aos graduandos do quarto período de enfermagem do Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM, identificar o perfil sócio demográfico dos alunos e avaliar a eficácia do treinamento. Trata-se de uma pesquisa descritiva tipo intervencionista com abordagem quantitativa, após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM sob CAAE: nº:25319813.4.0000 5549. Constatou-se que dentre os 13 participantes, 12 (92.3 %) eram do sexo feminino, a idade variou entre 18 e 30 anos (92,73%) e seis (45,15%) trabalham na área da saúde. Sobre a importância do treinamento de ressuscitação cardiopulmonar todos responderam que acham importante o aprendizado. Antes do treinamento nas questões relacionadas à definição, identificação e avaliação inicial de uma vítima em PCR, todos os alunos disseram que sabem identificar a conduta. Em relação às respostas sobre o procedimento prévio à solicitação de socorro 12 (92,3%) disseram que devem pedir ajuda imediatamente. Sobre o posicionamento da vítima antes do treinamento, os alunos apresentaram um índice de respostas corretas de 23,7%, após o treinamento tivemos um ganho de aprendizado de 45,53%. No que se refere ao processo compressão-ventilação, 38,46% dos alunos responderam corretamente no pré- treinamento. Já no pós ocorreu um acerto de 100%, apresentando um ganho de conhecimento de 61,54%. Quanto a frequência das compressões torácicas, os dados apontam para uma lacuna no conhecimento destes graduandos, onde a maioria 84,62% responderam incorretamente a questão que se referia a esta temática no questionário antes do treinamento e após 92,30% dos alunos souberam responder corretamente. Este estudo possibilitou avaliar que o treinamento em parada cardiorrespiratória ampliou os conhecimentos dos acadêmicos de enfermagem, pois verificou-se um ganho de aprendizado em todos os itens relacionados a conduta frente a situação de emergência.