Atuação do profissional de educação física no atual contexto escolar
Resumo
A Educação Física é uma área multidisciplinar que é responsável pela formação integral dos alunos para que eles se tornem seres participativos, independentes e com autonomia sobre sua ação e pensamento. Entretanto, para que esse objetivo seja alcançado, o profissional de Educação Física deve estar capacitado e apto para desenvolver atividades propícias a esse desenvolvimento. Nesse sentido, esse trabalho teve por objetivo analisar a atuação dos profissionais de Educação Física diante dos inúmeros obstáculos encontrados no atual contexto escolar. Para essa revisão de literatura, foram acessados livros e as bases de dados Scielo e Google Acadêmico, no período de 1998 a 2017, utilizando-se das seguintes palavras chave: educação física escolar, profissional de educação física, formação profissional em educação física. Verificou-se que, o professor como agente externo pode auxiliar o aluno a regular e manter sua motivação autodeterminada, considerando que nas fases iniciais de aprendizagem são necessárias as forças externas, tais como regras da escola e os reforços dados pelo professor. Aspectos relacionados à metodologia de ensino imprópria para a idade, conteúdos que não beneficiam a aprendizagem, à não convivência professor-aluno, postura desinteressada do educador, falta de supervisão de área, orientação, controle ou liderança da escola e ausência ou precariedade do espaço físico foram encontrados como fatores relevantes sobre as dificuldades do profissional de educação física atuante na escola. Nesse sentido, conclui-se que, são inúmeros obstáculos que o professor de Educação Física enfrenta na escola e todos eles têm influenciado negativamente na qualidade do seu trabalho, provocando a indisciplina e desmotivação, tanto por parte dos alunos quanto do professor. Porém, é nesse ponto que o profissional deve mostrar a verdadeira identidade da educação física e mostrar a sua relevância perante o currículo pedagógico escolar.