Educação permanente e continuada
abordagem multidisciplinar
Resumo
Introdução: A educação permanente e continuada em saúde vem evoluindo ao longo dos anos, desde a sua concepção através da regulamentação do SUS na Lei 8080/90, fazendo com que os processos que advêm da formação de recursos humanos em modelo assistencial, fossem preconizados pelo programa. Percebe-se a ampla necessidade de adequar todos os profissionais em um mesmo modelo de gerenciamento de estratégias e processos educativos em saúde, visto que a maioria das formações baseou-se em modelos curriculares de assistência médico- hospitalar, centralizado na doença e sem pauta sobre promoção de saúde e prevenção de agravos. O objetivo desse trabalho é traduzir os sinônimos de educação permanente e continuada, utilizados quase sempre como terminologias igualitárias e com o mesmo peso educativo. Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica, onde os descritores educação permanente e educação continuada em saúde foram cruzados nas plataformas SCIELO, BVS BRASIL e BVS MS. Os artigos selecionados são datados de 2003 a 2017. Resultados: A Educação Continuada é entendida como um conjunto de práticas educacionais que desenvolvam o funcionário, ajudando- o a ser mais eficaz e efetivo na sua instituição de trabalho, melhorando sua capacidade individual em prol de um todo; Educação Permanente é uma política nacional instituída em 13 de fevereiro de 2004 como uma estratégia do SUS para formar e desenvolver os recursos humanos do programa em caráter permanente de estudo pós formação básica que melhora as capacidades de uma pessoa ou de um grupo de profissionais diante as evoluções tecnocientíficas dentro da saúde. Conclusão: Apesar dos descritores serem vistos e conceituados de um modo diferente, ambos tem suas similaridades e projeções no enfoque da melhoria do profissional da saúde e qualidade do serviço.