Marca-passo diafragmático

uma revisão bibliográfica

Autores

  • Letícia Cristine da Silva Soares Ascêncio Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Suelen Guimarães Brito Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Resumo

Introdução: Pacientes que apresentam disfunções diafragmáticas com os nervos frênicos íntegros podem ser candidatos à implantação do marca-passo diafragmático. Ele é um dispositivo recente no Brasil e com perspectiva de ampliação. O presente trabalho tem como objetivo explicar o funcionamento e benefícios desse dispositivo, além de abordar a função do fisioterapeuta para esses pacientes. Métodos: A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica. A pesquisa foi realizada através de 8 artigos, sendo realizados de 2006 a 2016, encontrados nas bases de dados eletrônicas: LILACS, PubMed e SciELO. Resultados: Os artigos sugerem que o candidato ideal para receber o marca-passo é o paciente com idade superior a 01 ano que necessita utilizar a ventilação mecânica invasiva mais de 24 horas por dia e que tenha o nervo frênico íntegro. O dispositivo contribui para realizar o desmame ventilatório, melhorar o padrão respiratório, diminuir as complicações respiratórias associadas à respiração artificial e ganhar independência social. Conclusão: Conclui-se que os pacientes com utilização do marca passo diafragmático possuem ganho na qualidade de vida e melhora da função respiratória sendo importante atuação do fisioterapeuta conjunta para auxiliar no restabelecimento dessa função.

Biografia do Autor

Letícia Cristine da Silva Soares Ascêncio, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Estudante do Curso Superior em Fisioterapia no Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Suelen Guimarães Brito, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora Orientadora. Mestrado em Promoção de Saúde, pela Universidade de Franca - UNIFRAN, Docente do Curso de Fisioterapia, no Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Downloads

Publicado

2018-07-27

Edição

Seção

RESUMOS - EDUCAÇÃO FÍSICA