Aprendizagem significativa no método de ensino tradicional e ativo
Resumo
INTRODUÇÃO: David Ausubel, médico, na década de 1970, desenvolveu a teoria da Aprendizagem Significativa, que visa investigar e explicar como funcionam os mecanismos internos para a formação e consolidação da aprendizagem. Trata-se de que a mente humana nos seus aspectos cognitivos, seja uma estrutura organizada e hierarquizada de informações e conhecimentos, estando continuamente em processo de diferenciação à aquisição de novos conceitos e ideias. No processo de ensino-aprendizagem, métodos são utilizados, com o objetivo de gerar conhecimentos e/ou aprimorá-los. Na graduação, a opção tem sido o método tradicional, na maioria das vezes, no qual o professor é o sujeito ativo, repassando seu conhecimento aos alunos. As aulas são centradas no professor, que é responsável por quais serão os conteúdos estudados, suas extensões. Na Aprendizagem Baseada em Problemas, metodologia ativa, o aprendizado ocorre por meio de discussões em grupos menores, coordenados por tutores, baseados em casos clínicos. O objetivo foi diagnosticar como ocorre a Aprendizagem Significativa no método tradicional e ativo. MÉTODOS: Utilizou-se pesquisa bibliográfica sobre a Aprendizagem Significativa de David Ausubel, e sua aplicabilidade nos métodos de ensino tradicional e ativo. RESULTADOS: A aprendizagem é a ampliação da estrutura cognitiva por meio de novas ideias. Isto pode variar entre uma aprendizagem mecânica e a significativa, dependendo do tipo de relação existente, entre as ideias na estrutura cognitiva e as novas proposições. Considera-se que o método escolhido tenha efetiva e direta influência na qualidade do aprendizado. Conjetura-se que a aprendizagem significativa ocorra, quando as “novas” ideias sejam conectadas à mente, com as ideias já internalizadas. CONCLUSÃO: Conclui-se que a educação problematizadora trabalha a construção de conhecimentos a partir da vivência de experiências significativas, em oposição aos processos de aprendizagem tradicionais e de recepção. A problematização está apoiada nos processos de aprendizagem por descoberta, e os conteúdos são oferecidos na forma de problemas, para o processo final da assimilação.