Acolhimento do calouro durante a pandemia
integração do discente à Metodologia PBL no curso de Medicina
Palavras-chave:
desempenho acadêmico, acolhimento, estudantes de MedicinaResumo
O primeiro ano na Universidade tem fundamental importância para a permanência e sucesso no Ensino Superior. Contudo, diante da pandemia do Coronavírus e a necessidade de implantação do Regime Letivo Remoto, muitos desafios surgiram no acolhimento dos estudantes nesse cenário. Assim, o presente estudo tem como objetivo relatar a percepção dos alunos sobre a recepção dos calouros em tempos de pandemia, oferecida aos ingressantes do curso de Medicina em um Centro Universitário de Minas Gerais. O desejo de receber os calouros com atividades que expressassem a satisfação em tê-los nessa Instituição de Ensino foi mantido, mas com a necessidade à adoção de novas estratégias para a integração e participação dos discentes novatos no cotidiano acadêmico. Entre as estratégias utilizadas, cabe destacar a elaboração de material digital informativo (“Manual do Calouro”), realização de atividades extracurriculares e encontros online com estudantes veteranos, uso de recursos digitais interativos para aulas práticas e simulação de teleconsultas. Os alunos foram convidados a relatar, por meio de um grupo focal, a eficiência e qualidade do acolhimento. A percepção foi positiva, visto que houve uma boa organização por parte da Instituição e os sentimentos observados de respeito, afetividade, apoio e satisfação foram descritos pelos alunos como os principais contribuintes para despertar a sensação de pertencimento e promover a segurança entre os calouros. Portanto, o acolhimento do calouro desperta a sensação de pertencimento e vínculo com a Instituição de Ensino e, mesmo que não ocorra de forma presencial, os objetivos de tal processo podem ser atingidos.