Uso de telas na primeira infância:

o dilema sobre os impactos no desenvolvimento neuropsicomotor

Autores

  • Iorrane Tavares da Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Bárbara Queiroz de Figueiredo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Letícia de Oliveira Araújo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Vinicius Santana Pereira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Criança, Desenvolvimento infantil, Tecnologia digital

Resumo

A primeira infância é o período que se estende do nascimento até os 5 anos de idade, e é durante esse período que há a maior parte do desenvolvimento neuropsicomotor. Em virtude disso, é nesse intervalo de tempo que as interferências externas terão a capacidade de repercutir durante toda vida, uma vez que ela tem a capacidade de modular as vias e circuitos cerebrais ainda em desenvolvimento nessa fase. Diante disso, o mundo moderno pós-industrialização se desenvolveu tecnologicamente cominando em uma sociedade a qual há uma valorização tecnológica e como consequência disso, uma dependência de tais meios de comunicação, entretenimento e negócios. Como consequência destes dois fatores associados, essa pesquisa se justifica perante os entraves envolvendo a tendência do consumo elevado de telas durante o período da primeira infância e as consequências advindas dessa realidade. Por fim, o presente estudo objetiva-se a avaliar os impactos positivos e negativos do uso de telas durante esse período para o desenvolvimento neuropsicomotor.

Publicado

2024-08-20

Edição

Seção

Resumos