Uma percepção acadêmica sobre a aprendizagem baseada em problemas
Palavras-chave:
atenção primária à saúde, estratégia saúde da família, processo saúde-doença, territorializaçãoResumo
Introdução: O PBL (Aprendizado Baseado em Problemas) é um método adotado para o ensino educativo médico na atualidade. Nesse método a construção ativa do conhecimento baseia-se na junção de informações prévias estimuladas por uma situação problema que promove a ampliação do raciocínio clínico e das habilidades de comunicação. Objetivo: Relatar a percepção de um acadêmico do curso de medicina do Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM quanto ao processo de aprendizagem na metodologia ativa. Relato de Experiência: em um primeiro contato com o método PBL foram necessárias mudanças de hábitos, procedimentos e comportamentos na vivência acadêmica. A partir do desenvolvimento das atividades ativas presentes na grade curricular, ficam evidentes a conscientização da responsabilidade individual na aprendizagem, o raciocínio crítico e reflexivo, a criatividade, o trabalho em equipe, a postura ética e cidadã, a capacitação para intervenção em contextos de incertezas e complexidades. As dificuldades encontradas são a seletividade do conteúdo, a insegurança na organização do estudo, a aceitação somente do PBL em matérias do ciclo básico. Discussão: Observa-se a estruturação de um médico capaz de resolubilidade na saúde individual e coletiva, com maior comprometimento técnico, ético e político e alterando o trabalho fragmentado em condutas integrais, mais humanas. Conclusão: O PBL permite ao discente um ensino multidisciplinar e integrativo, sendo esse, elemento central da aprendizagem baseada em problemas. A ampla disponibilidade aliada à diversidade de informações científicas favorece uma agregação do saber científico, prático e humanizado, que somente será alcançada a partir da dedicação adequada ao método.