A relevância das práticas funcionais na formação holística do acadêmico de Medicina

relato de experiência

Autores

  • Gabriel Barbosa de Carvalho Matos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Arthur Araújo Solly Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Mariana Alves Mota Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Natália Filardi Tafuri Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

ensino, integração, teoria e prática

Resumo

As Práticas Funcionais (PFs) é uma disciplina inserida dentro da proposta de metodologia ativa acoplada ao morfofuncional, durante os dois primeiros anos do curso de graduação em medicina do UNIPAM que contribui para a formação do pensamento crítico do discente. Esse trabalho visa apresentar a reflexão de discentes do curso de medicina do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) sobre a importância da disciplina de PFs para a formação de um pensamento crítico e um profissional dinâmico, por meio da integração do ambiente prático e teórico. Durante as aulas foi exigido dos acadêmicos uma mudança de hábito, em função do contexto ativo das aulas que envolve teoria e prática de variadas disciplinas básicas do ensino médico. Foi perceptível que a realização das PFs torna o estudante de medicina mais dinâmico e autônomo, assim há a maior compreensão e fixação do conteúdo. Concluiu-se, assim, que todo esse processo de aprendizagem é imprescindível para o desenvolvimento crítico-reflexivo do discente, o que o prepara para a dinamicidade do mercado de trabalho e a atuação da prática médica.

Biografia do Autor

Gabriel Barbosa de Carvalho Matos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmicos (as) do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM

Arthur Araújo Solly, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmicos (as) do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM

Mariana Alves Mota, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmicos (as) do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM

Natália Filardi Tafuri, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Farmacêutica, Professora Mestre do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM

Downloads

Publicado

2019-02-21

Edição

Seção

Resumos