A CRIAÇÃO DO DESEJO EM PRODUTOS POR MEIO DA LEI DA OFERTA E DEMANDA
UMA ANÁLISE NA SUPERVALORIZAÇÃO DO TÊNIS AIR JORDAN 1 HIGH X OFF-WHITE
Palavras-chave:
oferta e demanda, tênis, sneakerhead, Air Jordan 1 High, NikeResumo
Introdução: em 2017, durante as semanas de moda mais badaladas do mundo, como Nova Iorque, Paris e Milão, algo chamou a atenção dos fashionistas que acompanhavam o evento pela internet: influenciadores com outfits deslumbrantes e de festa, mas nos pés um simples tênis branco de couro. Estava afirmado: o simples tênis branco era a tendência da vez. Pouco tempo depois a líder do mercado, Nike, anunciou sua colaboração com a icônica Off-White. O produto? Air Jordan 1 High. O lançamento parou o mundo sneakerhead; podia ser encontrado por um valor 40 (quarenta) vezes maior do que quando lançado. Isso nos faz questionar a relevância desse produto no mercado. No início da collab entre Nike e Michael Jordan, houve uma polêmica envolvendo a padronização dos tênis com os uniformes. Esse foi o ponto de partida da linha Jordan: proporcionar aos fãs de basquete os produtos que seus ídolos usavam em quadra, o que mudou com o tempo, já que agora o desejo relacionado a esses produtos é basicamente o status social atrelado ao luxo de poder comprá-los. Assim, questiona-se: por que dar mais importância ao status do que ao gosto pessoal? Objetivo: analisar o papel da comunicação e da lei da oferta e demanda na supervalorização do tênis Air Jordan 1 High x Off-White. Metodologia: foi feito um estudo webgráfico nos portais referentes à moda e cultura sneakerhead, considerando a relação entre a tática econômica oferta/demanda e o aumento de desejo em relação ao tênis em questão. Resultado: observou-se que o público-alvo consome o produto em evidência, de forma inconsciente e impulsionado pela pressão colocada pela marca, ao evidenciar a escassez dos produtos ofertados, fazendo com que a supervalorização seja instantânea e até mesmo antecedente aos lançamentos. Conclusão: a lei da oferta e demanda é importante para equilibrar o mercado e analisar os desejos presentes na sociedade. Essa vertente econômica pode ser apropriada pelos setores de marketing das marcas, a fim de colocar seus produtos em patamares de desejo e sonho inalcançável de um público que deixa de ser alvo e passa a ser fantoche.