ENDOMARKETING NO PROCESSO PRODUTIVO SUPERMERCADISTA

Autores

  • Maria Isabel Oliveira Santos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Flávio Daniel Borges de Morais Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Endomarketing, produtividade, varejo, motivação

Resumo

Introdução: o setor supermercadista é relevante para a economia e para o atendimento das necessidades sociais, mas é preciso compreender sua operação, principalmente no tocante à gestão de pessoas e os processos de comunicação. As ferramentas de endomarketing ganham um papel fundamental nas empresas, especialmente para motivar e reter colaboradores. Objetivo: identificar os processos de endomarketing realizados na empresa e os seus efeitos no quadro de funcionários, observando como esses processos podem afetar no clima organizacional e na produtividade na empresa. Metodologia: foi feita uma pesquisa de natureza bibliográfica, descritiva, com abordagem qualitativa, com o objetivo de explorar as variáveis utilizadas como base para as alternativas de decisão de endomarketing. Foi aplicado um questionário em 45 colaboradores da empresa, cujo critério da escolha foi pela amostra não probabilística por conveniência, para colher informações e, posteriormente, compará-las de acordo com referencial teórico. A pesquisa foi conduzida na filial 002 da rede de supermercados, localizada em Patos de Minas (MG). Foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP). Resultados: existe uma força de trabalho predominantemente jovem, a maioria dos colaboradores é do sexo feminino e há uma variedade de níveis educacionais na equipe. Outro fator é o espaço para melhorias na comunicação interna para garantir a consistência e o envolvimento de todos os funcionários. A motivação dos colaboradores é impulsionada principalmente pelo reconhecimento e valorização do seu trabalho, juntamente com oportunidades de crescimento profissional e satisfação com suas atividades no trabalho. Os colaboradores demonstraram um alto nível de comprometimento e eficiência em relação às tarefas atribuídas. Conclusão: a pesquisa permitiu entender a realidade do setor varejo, com seus desafios específicos e sua importância para a economia brasileira. De maneira geral, foi possível identificar que a rede de supermercados investe em ferramentas que promovem a satisfação do colaborador e possuem uma consciência sólida em relação ao endomarketing.

Publicado

2024-10-17

Edição

Seção

Administração

Categorias