INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DOS COLABORADORES DE UMA COOPERATIVA

Autores

  • Giovanna Gabrielle Rodrigues Cunha Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Adriene Sttéfane Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Inteligência Emocional, Cooperativa, Controle emocional

Resumo

Introdução: para que uma empresa alcance o sucesso almejado, é necessário que seus funcionários estejam engajados e dispostos a fazer parte desse objetivo. As organizações solicitam constantemente características e competências positivas, de forma a incrementar seu quadro de colaboradores com primor. Um dos fatores com maior relevância é a inteligência emocional, cuja característica influencia diretamente no possível sucesso de um indivíduo e, consequentemente, no sucesso de uma empresa. Quando se trata de uma cooperativa, seus principais objetivos são o reconhecimento do diferencial de um sistema bancário, sendo constituídas por cooperados visando ao bem comum e um atendimento humanizado. Objetivo: analisar a influência da inteligência emocional dos colaboradores da instituição financeira, visando compreender em que medida a inteligência emocional na cooperativa é importante. Metodologia: a pesquisa apresentada foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário de Patos de Minas, parecer de aprovação número 6.233.664. Como instrumento de pesquisa, foi aplicado o teste de Seymour e Shervington sobre inteligência emocional no trabalho, que conta com 12 questões dispostas em uma escala de Likert com quatro itens. Para o resultado, foi considerado o somatório dos pontos atribuídos às afirmativas e assim a avaliação correspondente. A realização do questionário se deu com 81 colaboradores. Resultados: a cooperativa dispõe de funcionários com bom índice de inteligência emocional, uma vez que os resultados evidenciaram índices altos e médios, não sendo obtidos índices com baixas pontuações. No entanto, nos resultados apurados, nenhum dos testes apresentou pontuação máxima, conforme estabelecido pela métrica do instrumento, o que demonstra que há oportunidades para o desenvolvimento de melhorias e ações que visem fomentar a melhoria do desempenho das funções desenvolvidas na organização. Conclusão: a inteligência emocional refletida nos colaboradores exerce grande influência na cooperativa estudada, uma vez que tal característica é fator relevante no processo de tomada de decisão e sucesso profissional.

Publicado

2024-10-17

Edição

Seção

Administração

Categorias