SATISFAÇÃO E CLIMA ORGANIZACIONAL

CASO DE IMPLANTAÇÃO DE PROCESSO DE AVALIAÇÃO NO MODELO TRUST INDEX

Autores

  • Ana Maria de Carvalho Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Ana Paula Lara de Vasconcelos Ramos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Renato Borges Fernandes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Satisfação no trabalho, Clima organizacional, Motivação, Trust Index

Resumo

Introdução: o homem se desenvolve, profissional e socialmente, por meio de seu trabalho, construindo sua identidade perante à sociedade. Diante da importância do clima organizacional nas empresas, o elo entre satisfação e motivação dos colaboradores se evidencia e é de notória importância na produtividade. Afinal, o trabalho é não só meio de sobrevivência, mas também um elemento fundamental da identidade e realização profissional. E isto não é diferente em organizações do sistema financeiro. Objetivo: analisar o nível de satisfação dos colaboradores de uma instituição financeira de Minas Gerais, almejando a proposição de um plano de ação para suportar a certificação GPTW, na categoria de melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais. Metodologia: foi conduzida uma pesquisa de campo com 164 colaboradores, com abordagem quantitativa, com questionário com perguntas que abordavam as dimensões de confiança, composta pelas subdimensões de imparcialidade, credibilidade e respeito, de camaradagem e de orgulho no modelo Trust Index. Foi feita a submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), do Centro Universitário de Patos de Minas. A pesquisa navegou entre os principais autores relacionados ao tema: Gil (2001), Marques (2016); Ferreira (2017); Lacombe e Heilborn (2015); Marcousé (2013); Chiavenato (1999), Marras (2011), França (2013) e Dias (2013). Resultados: pôde-se verificar que houve várias dimensões positivas como integralidade, competência, comunicação acessível, visão, coordenação, honestidade, confiabilidade, consideração, apoio, valorização profissional, ambiente de trabalho, justiça, apelação e tratamento. Porém, houve dimensões que não tiveram resultados satisfatórios, de acordo com parâmetros metodológicos predefinidos, como imparcialidade, colaboração, esforço individual, valorização individual, comunicação informativa, supervisão, imparcialidade no reconhecimento, a equidade, a participação na empresa e a remuneração. Existe a necessidade de trabalhar essas dimensões para que se possa alcançar o certificado. Conclusão: foi proposto um plano de ação com propostas de ação para melhoria dos indicadores como Plano Captação e Retenção de Talentos, Oportunidades de Crescimento Profissional e Plano de Desenvolvimento e Carreira, podendo dessa forma identificar os perfis profissionais necessários para cada função e mapear os canais de recrutamento mais eficientes, promover ações de bem-estar físico e mental, como atividades físicas, sessões de relaxamento e workshops de saúde, incentivar a participação dos colaboradores em grupos de trabalho e projetos estratégicos da cooperativa e realizar avaliações de desempenho regulares para identificar necessidades de desenvolvimento e elaborar planos individuais de crescimento. Dessa forma, a implantação do plano de ação pode auxiliar na melhoria do indicador e, consequentemente, na obtenção do certificado.

Publicado

2024-10-17

Edição

Seção

Administração

Categorias