CONTABILIDADE CRIATIVA
CASE “AMERICANAS S.A.”
Palavras-chave:
Americanas S/A, Contabilidade Criativa, FraudesResumo
Introdução: a contabilidade criativa tem se tornado uma prática tendenciosa cuja característica é a manipulação das informações contábeis, a fim de alcançar os resultados esperados, mas é uma ação que pode impactar direta e indiretamente a organização e todos ao seu redor. É uma prática frequentemente associada às fraudes contábeis, pois é utilizada, na maioria das vezes, para distorcer a realidade financeira de uma empresa. Objetivo: fazer uma análise econômico-financeira da empresa Americanas S.A., a fim de investigar se os indicadores apontavam para a suposta fraude contábil, além de comentar os impactos indiretos dessa crise no mercado financeiro. Metodologia: foram feitas pesquisas bibliográficas e webgráficas, para embasamento teórico do estudo. Além disso, fez-se uma abordagem quantitativa e foi realizado um estudo de caso através da coleta e análise dos dados publicados no site de Relação com Investidores da Americanas S.A.; posteriormente foram analisados os demonstrativos financeiros dos anos de 2020 ao 3º trimestre de 2022 da empresa. Resultados: a empresa apresenta um alto endividamento com terceiros e a incapacidade de liquidação imediata de suas obrigações a curto prazo. Nos demais indicadores utilizados nesta pesquisa foi possível definir que, devido a uma grande variação principalmente na conta de fornecedores, a empresa já demonstrava indícios de contabilidade criativa. Conclusão: foi perceptível o poder da contabilidade que pode ser usado para o bem e para o mal; neste caso da Americanas, usada pelo mal através de muita criatividade e uso final para esconder a realidade, podendo causar grandes prejuízos, tanto internos quanto externos. Além disso, é possível mencionar a relevância do contador, uma vez que ele é responsável por garantir a integridade das informações contábeis e fiscais e prevenir fraudes e corrupção.