PLANO DE MARKETING PARA EXPANSÃO DE VENDAS DA EMPRESA “CLÍNICA DOS CALÇADOS”

Autores

  • Bruno Henrique Pereira Veloso Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Eliphas Levi Pereira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

plano de marketing, marketing, vendas, alavancagem, clientes

Resumo

Introdução: o desenvolvimento de um plano de marketing (PM) requer um diagnóstico da organização para que seja aplicado profundamente. Como a empresa é na realidade, suas forças e fraquezas, conhecer suas potencialidades e limitações, para identificar meios para atingir os objetivos que se pretende atingir. Um plano de marketing deve ter por objetivo aumentar a força de venda, uma vez que nele deve constar a melhor forma de divulgação dos produtos, formas de acondicionamento, seleção dos melhores clientes, determinação do melhor preço e a melhor forma de comunicação com o público-alvo. A área de marketing abarca questões da gestão de relacionamentos com o cliente externo, o mix de produtos, a qualidade deles e a maneira como a comunicação da empresa com seus clientes será feita Objetivo: realizar um plano de marketing para a expansão dos negócios da empresa Clínica dos Calçados. Metodologia: foi feita uma pesquisa bibliográfica e de campo, qualitativa e descritiva. O entrevistado foi o próprio gestor da empresa. Foram elaboradas 13 perguntas e todas foram respondidas. A pesquisa foi autorizada pelo CEP/UNIPAM dia 23 de outubro de 2023 sob número 6.445.077. O questionário foi respondido no dia 25 de outubro de 2023. Resultados: levando-se em conta os objetivos propostos, foram detectados alguns pontos que justificam a necessidade de um plano de marketing para alavancar as vendas da organização e auxiliar a gestão do seu estoque e giro de suas mercadorias, porque a empresa se encontra há alguns anos no mercado e nunca se preocupou com esse assunto e sobretudo sua atualização no mercado com relação às vendas online, o que a concorrência já vem fazendo como forma de atração de novos clientes. Na opinião do gestor, ele deve aprender por conta própria a lidar com as ferramentas de redes sociais para operar as plataformas como Instagram, WhatsApp e Facebook, porém o Instagram teria melhor retorno. Com a implantação do PM, haverá necessidade de ampliação da área de estocagem e maior necessidade de capital de giro. Os valores de investimentos para realização do plano de marketing são: compra do novo mix de produtos (R$ 2.500,00), melhorias da estrutura física ou adaptações (R$ 3.000,00), programas de gestão (R$ 3.000,00), equipamentos de informática (R$ 2.700,00), pessoal (R$ 1.320.00); total R$ 12.520,00. Outros fatores que apontam para a implantação do PM são: desafios do mercado, concorrentes, empresas entrantes, e modernização. Conclusão: é importante que o gestor trabalhe para a implantação do plano de marketing, pois esse plano será imprescindível para estruturar a empresa no que diz respeito ao crescimento no mercado e ao atendimento de seus clientes com um mix maior de produtos, melhorando vendas e, por consequência, seus resultados.

Publicado

2024-10-17

Edição

Seção

Administração

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