ESTRESSE NO AMBIENTE ACADÊMICO

UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO NO INTERIOR DE MINAS GERAIS, COM FOCO NO ÚLTIMO ANO DO CURSO

Autores

  • Eduarda Oliveira Abreu Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Ana Paula Lara de Vasconcelos Ramos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Estresse, . Estresse no último ano de graduação, Estresse acadêmico;

Resumo

Introdução: a universidade traz mudanças significativas, especialmente no último ano, devido à pressão do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), às expectativas familiares, aos desafios de conciliar estudos e trabalho e à incerteza profissional. O estresse acadêmico resultante afeta o bem-estar e o desempenho dos alunos. Este estudo identifica agentes estressores, analisando origens e impactos, visando à compreensão e gestão do estresse durante o último ano de graduação em Administração. Objetivo: investigar os agentes estressores e os impactos do estresse na vida acadêmica dos alunos de Administração do último ano de graduação em um centro universitário de Minas Gerais, identificando as causas e as consequências do estresse nesse contexto, com foco no desempenho acadêmico. Metodologia: foi adotada uma abordagem metodológica que incluiu pesquisa descritiva e explicativa, bem como revisão bibliográfica e webgráfica. A pesquisa descritiva buscou descrever e explicar a presença de estressores e a manifestação do estresse em alunos de Administração no último ano de graduação. A pesquisa explicativa teve como objetivo analisar as relações entre estressores, nível de estresse, desempenho acadêmico e fatores pessoais dos alunos. A abordagem foi quantitativa e qualitativa, com coleta de dados por meio de questionários aplicados a uma população de 34 alunos. Antes da coleta de dados, o estudo passou pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário de Patos de Minas; após aprovação, gerou-se um número de protocolo do parecer da pesquisa, que foi “6.198.748”. Os resultados foram analisados e apresentados em gráficos, complementados por revisão bibliográfica. Resultados: a maioria dos alunos era jovem, solteira, trabalhava e considerava-se financeiramente estável. Os participantes relataram altos níveis de estresse durante o último ano de graduação, com dificuldades em controlar problemas e demandas. Os principais estressores incluíam o TCC, a conciliação entre estudo e trabalho e prazos apertados. Assim, sintomas frequentes de estresse incluíam ansiedade e irritabilidade, e esses níveis de estresse afetaram o desempenho acadêmico. Dessa forma, os alunos enfrentaram o estresse por meio de conversas com amigos e familiares, exercícios físicos e, em alguns casos, o consumo de álcool, substâncias psicoativas ou tóxicas. Conclusão: o estresse acadêmico em alunos de Administração está relacionado a fatores como o TCC e prazos apertados. Esse estresse afeta negativamente o desempenho acadêmico. Nesse sentido, a relação entre estresse e estressores específicos foi identificada, mostrando uma complexidade individualizada. A pesquisa cumpriu seus objetivos, fornecendo informações importantes sobre o estresse acadêmico e identificando oportunidades de intervenção para melhorar a experiência dos alunos. Assim, destacou-se a importância de estratégias de apoio personalizadas para lidar com esses desafios.

Publicado

2024-10-17

Edição

Seção

Administração

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