O LADO OBSCURO DO MARKETING DIGITAL

Autores

  • Edson Henrique Gomes Borges Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Carlen Fonseca Gonçalves Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Regina Macedo Boaventura Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

marketing digital, príncipe de poyais, desejos do consumidor

Resumo

Introdução: a cada dia o marketing se mostra ainda mais forte. Aqueles que dominam essa ferramenta precisam ter uma grande responsabilidade ética, pois, mesmo que essa ferramenta seja usada para o bem, há um lado obscuro que envolve práticas questionáveis e antiéticas. Gregor MacGregor, o Príncipe de Poyais (ano 1820), enganou várias pessoas usando o poder do marketing, vendendo territórios e títulos de nobreza falsos na América, que, na verdade, nunca existiram, sendo assim foi considerado um dos maiores “trambiqueiros” da história. Nos dias atuais, há os gurus do marketing digital que vendem ideias semelhantes e com a ajuda da internet conseguem alcançar milhões de pessoas. Objetivo: analisar o marketing digital, suas estratégias e seus efeitos no consumidor. Metodologia: foi feita uma pesquisa de natureza bibliográfica e webgráfica, com abordagem qualitativa. Resultados: observou-se que o marketing visa focar o lado emocional do indivíduo, fazendo com que o cérebro do consumidor não pense de forma racional, usando gatilhos mentais o tempo todo, fazendo com que suas respostas venham de maneira automática, com a ilusão de que foi algo pensado de força racional. Foi identificada também a relação entre os gurus do marketing digital que vendem a promessa de enriquecimento e o Príncipe de Poyais, ambos mexem com os desejos do consumidor. Desse modo é compreendido como está se tornando o marketing digital. Conclusão: o marketing está em constante evolução, mesmo que ele tenha um princípio base. Devido a técnicas de marketing, a maioria das pessoas não vai notar que está sendo manipulada.

Publicado

2024-10-16