CÁLCULO DO CUSTO DE PRODUÇÃO DE UMA CESTA DE PRODUTOS DA PANIFICADORA “VOVÓ NENÉM” A FIM DE OFERECER SUBSÍDIOS PARA TOMADA DE DECISÃO DO GESTOR
Palavras-chave:
gestão de custos, custeio por absorção, cálculo do custo de produçãoResumo
Introdução: a área contábil e empresarial atribui uma significativa relevância ao tema dos custos, pois auxilia as empresas a obter uma compreensão mais aprofundada de suas despesas e a tomar decisões perante os gastos. Consequentemente, para uma boa gestão de recursos, é necessário o conhecimento contábil em relação ao ambiente onde o dinheiro é investido, elaborando estratégias administrativas visando à constante melhoria empresarial. Objetivo: evidenciar o custo de produção unitário de uma cesta de produtos da panificadora Vovó Neném a fim de oferecer subsídios ao gestor na tomada de decisão. Metodologia: a pesquisa apresentada foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário de Patos de Minas. Foi de natureza bibliográfica, descritiva, quantitativa e documental. A coleta de dados foi realizada no período de agosto a setembro; o gestor disponibilizou notas fiscais, talões de energia e água. Os estudos de caráter quantitativo são utilizados quando é necessário medir algo de forma estatística; na Administração de Empresas é uma forma de organização da gestão de recursos. Logo, no presente estudo, observou-se a rotina da empresa pesquisada, tendo o cuidado de correlacionar quantitativamente gastos fixos e variáveis, trazendo um novo olhar sobre gestão eficaz de gastos, visando a um lucro maior e mais responsável. O presente estudo abordou os custos necessários para a produção de seis produtos específicos: broa de doce, broa de sal, pão de queijo, bolo de fubá, bolo caçarola e rosquinha; os custos de matéria-prima, mão de obra, depreciação de máquinas e equipamentos, gás e energia elétrica foram minuciosamente examinados e apresentados em planilhas. Resultado: a análise permitiu a identificação dos custos unitários dos seis produtos, bem como a apresentação de um custo total mensal para esses itens, cumprindo, assim, o objetivo da pesquisa e realçando a importância de manter uma contabilidade atualizada como um componente essencial para uma gestão eficaz dentro da empresa. Foi observado que dos seis produtos analisados o bolo de caçarola apresentou o valor unitário mais elevado (R$2,65/und.) e broa de sal o valor unitário mais baixo (R$1,08/und.). Conclusão: a identificação de custo de cada produto é relevante não só para a dimensão do preço unitário de produção, mas também para a gestão de custo e para o processo decisório do gestor, o que interfere positivamente no planejamento financeiro.