CHATBOT EDUCACIONAL

UMA FERRAMENTA EFICIENTE PARA A DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA ALUNOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Gabriel Gimenes Alencar Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Mislene Dalila da Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

chatbot;, educação, Dialogflow, Inteligência Artificial

Resumo

Introdução: o presente artigo ressalta a relevância da incorporação estratégica de chatbots no ambiente educacional, enfatizando a capacidade desse software para otimizar a eficácia do processo de ensino e para personalizar a experiência de usabilidade do aluno, trazendo assim benefícios tanto para a instituição de ensino, quanto para o aluno. Objetivo: Desenvolver um chatbot para uma Instituição de Ensino Superior (IES), integrado ao Whatsapp, que disponibiliza informações acadêmicas com agilidade e eficiência, facilitando o dia a dia do aluno e contribuindo para uma melhor gestão acadêmica. Metodologia: Com a metodologia Scrum, foi realizada a gestão do desenvolvimento do chatbot; de acordo com as ferramentas e frameworks utilizados, foi criado todo o backlog do software no Trello, sendo executado em sprints de planejamento, revisão e retrospectiva, para melhor transparência e acompanhamento do projeto. Resultados: de acordo com a sequência de operações do portal acadêmico do aluno, o chatbot inicia sua interação com o usuário de uma maneira amigável, se apresentando e dando sequência na conversa de acordo com as respostas do usuário; ele demonstra um eficiente funcionamento com sua integração no Whatsapp, impondo sua arquitetura, fluxo de interações e mecânica de comunicação com o usuário, trazendo assim as informações válidas que o usuário solicitou. Conclusão: a metodologia utilizada foi eficiente para realizar o desenvolvimento do chatbot; mesmo diante de certas dificuldades de implementação, foi possível obter transparência no desenvolvimento perante o Scrum, documentações e artigos estudados. Vale ressaltar que esse tipo de software pode ser aplicado a diferentes áreas devido à evolução da tecnologia e à necessidade por processos autônomos. Seria interessante continuar explorando e implementando essas soluções de forma criteriosa, mantendo os princípios pedagógicos como base para uma educação significativa e alinhada às demandas do futuro.

Publicado

2024-10-16

Edição

Seção

Sistemas de Informação

Categorias