EXAME DE SUFICIÊNCIA

ANÁLISE QUANTITATIVA DOS CONTEÚDOS MAIS ABORDADOS NOS CINCO ÚLTIMOS ANOS DE EXAMES DE SUFICIÊNCIA (2018-2022)

Autores

  • Bruna Alves de Menezes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Marcílio Geraldo Mendes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Exame de Suficiência, Contabilidade, CFC

Resumo

Introdução: ao observar a lacuna existente na exploração acadêmica do exame de suficiência, bem como a exploração limitada da relação entre número de acertos por conteúdos abordados no exame e o que os cursos de graduação em ciências contábeis abordam com maior relevância como base de conhecimento aos graduandos, notou-se a viabilidade de um estudo com ênfase na análise quantitativa dos conteúdos mais abordados nas provas dos cinco últimos anos de exames de suficiência (2018-2022). Objetivo: atrair atenção para o tema, apontando uma análise quantitativa dos assuntos mais abordados, a fim de incentivar os alunos a procurar uma melhor preparação e para que as instituições possam oferecer maior destaque a essa questão dentro de suas diretrizes de ensino. Metodologia: a pesquisa apresentada foi por ser de natureza bibliográfica e webgráfica. O estudo, além de percorrer a análise das provas e questões, passou também pelos principais autores relacionados ao tema: Padoveze (2017); Marion (2022) e Iudícibus (2021). Foi feita uma compilação das principais ideias, a fim de compreender também toda a história por trás do exame e sua importância para a classe. Resultados: as técnicas empregadas para coletar e analisar os dados das provas de 2018 a 2022 consistiram na utilização das tabelas do Excel pelo método das tabelas de frequências. Foram apresentados resultados por meio de tabelas e gráficos. Os dados evidenciam a predominância de questões de Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos e Teoria da Contabilidade, além de seguir adequadamente com o que é proposto no conteúdo programático do edital. Conclusão: destacou-se a importância de trazer visibilidade para o tema, tendo em vista que o estudo ofereceu uma análise que traz tendências de conteúdos abordados nos exames, beneficiando estudantes e instituições de ensino com conclusões embasadas.

Publicado

2024-10-16

Edição

Seção

Ciências Contábeis

Categorias