Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Declaração de Responsabilidade - Certifico que o resumo representa um trabalho inédito e que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra fonte, seja no formato impresso ou eletrônico. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o trabalho está sendo baseado, para exame dos avaliadores. Certifico que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
  • Autorizo a publicação do resumo submetido nos referidos Anais cedendo os direitos autorais patrimoniais decorrentes, a título gratuito e em caráter definitivo. Declaro que a obra cedida é de minha autoria exclusiva e que assumo a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página dos anais.
  • Seguir o  Manual do Autor.

Diretrizes para Autores

Normas Gerais para Submissão de Trabalhos

Categoria Comunicação Oral - Resumo

Condições:

Serão consideradas pelo Comitê Científico aqueles trabalhos que se pautarem pelas normas de formatação e que cumprirem as seguintes condições gerais:

  • Cada autor poderá inscrever até 2 (dois) trabalhos, sendo 1 (um) como autor principal e 1 (um) em coautoria.
  • Cada trabalho só pode ter no máximo 1 autor e 4 coautores (incluindo orientador, se for o caso).
  • O autor deve obrigatoriamente pagar a taxa de inscrição antes da submissão do trabalho.
  • Não haverá devolução da taxa de inscrição caso o trabalho não seja aprovado.
  • Os trabalhos propostos deverão indicar o eixo temático a que se vinculam.
  • Os trabalhos devem ser originais e inéditos.
  • Não será possível corrigir ou modificar os textos depois da aceitação pelo Comitê Científico.

Somente poderão integrar a programação oficial, receber o correspondente Certificado e ter direito à publicação do texto nos Anais do evento, os autores que preencherem estas condições.

Os conteúdos dos trabalhos apresentados são de exclusiva responsabilidade dos autores.

Diagramação geral dos trabalhos

O texto completo do trabalho deve ser enviado somente pelo sistema on-line, em formato word, seguindo o modelo padrão de submissão. A não obediência a esta regra implicará a recusa ou a não apreciação do trabalho.

O título do trabalho deve estar em letra maiúscula e em negrito, com alinhamento centralizado. Os nomes dos autores devem aparecer logo abaixo do título do trabalho, uma linha em branco, alinhados à direita e acompanhados pela identificação da instituição, pelo correio eletrônico dos autores e pela informação de financiamento obtido, quando for o caso. Em seguida deve ser indicado o eixo temático a que o trabalho se vincula e a categoria (Comunicação oral). Logo abaixo deve estar o resumo apresentado em um único parágrafo, espaço simples, sem notas nem referências bibliográficas, com uma extensão máxima de 400 palavras.A estrutura do resumo deve contemplae: a) Introdução b) Objetivo c) Metodologia ou Material e métodos d) Resultados (parciais ou concluído) e) Conclusões ou considerações finais. Finalmente, antes do texto completo do trabalho, devem estar três ou quatro palavras-chave. 

Data limite para submissão dos trabalhos: 9 de outubro de 2023.

Avaliação dos trabalhos

Todos os trabalhos submetidos serão verificados pelo Comitê Científico quanto ao formato, exigindo-se a obediência às orientações estabelecidas. Os trabalhos submetidos serão avaliados por pareceristas ad hoc do Eixo Temático correspondente.

As pesquisa que envolverem seres humanos e animais deverão ser analisados e APROVADOS pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), antes da inscrição. NÃO será aceito apenas o número do protocolo. A declaração da APROVAÇÃO deverá ser apresentada no ato da inscrição.

  • O julgamento dos trabalhos obedecerá aos seguintes critérios:
  • Adequação do conteúdo ao eixo temático proposto;
  • Atendimentos às normas técnicas de padronização do resumo;
  • Clareza na formulação e no desenvolvimento do tema;
  • Consistência e rigor no tratamento teórico e metodológico;
  • Correção da linguagem e citação das referências;
  • Originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área;
  • Cumprimento das condições de submissão.

Resultado da avaliação e publicação dos trabalhos

O parecer dos membros do Comitê Científico é conclusivo e, como tal, não estará sujeito à revisão. Desse modo, reitera-se a importância da qualidade dos trabalhos e da estrita observância das condições de submissão, normas de formatação e critérios de avaliação. O resultado da avaliação dos trabalhos será divulgado no dia previsto no calendário disponibilizado na página inicial deste portal.

Os trabalhos que forem aceitos pelo Comitê Científico, e cujos autores cumprirem todas as condições previstas, serão publicados na revista do evento, em formato digital, no site oficial do Congresso.

Manual de Submissão

Modelo Padrão de Resumo

Modelo de apresentação

 

Resumos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste anais serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.