Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro anais; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre os anais.

Diretrizes para Autores

1 Datas de envio e aceite dos trabalhos com resultado de aprovação dos resumos

1.1 Os autores que se interessarem em enviar trabalhos para apresentação no IV Congresso Odontológico do UNIPAM (IV COPAM), devem submetê-lo na forma de resumo.

1.2 O período para o envio dos resumos será de 15/03/2024 a 15/04/2024, impreterivelmente. Não haverá prorrogação deste prazo, nem aceite de resumos enviados fora do período determinado.

1.3 Para que os resumos sejam avaliados, é necessário que o pagamento da taxa de inscrição do autor apresentador, dos coautores e do orientador seja compensado/validado até o dia 15/04/2024; caso contrário, o trabalho será desconsiderado.

1.4 A data de divulgação do resultado da avaliação dos resumos será no dia 23/04/2024 e de aprovação final (após correções sugeridas) para apresentação dos trabalhos, 30/04/2024. As divulgações serão enviadas para o e-mail do autor apresentador.

2 Do formato e local para o envio dos trabalhos

2.1 O resumo deve ser enviado no formato padrão, de acordo com normas e modelos anexados a este documento.

2.2 Cada trabalho poderá conter no máximo 05 autores (incluindo o autor apresentador, coautores e orientador do trabalho).

2.3 Cada autor poderá ter apenas um trabalho como apresentador e até dois como coautor. Para orientadores, não há limite.

2.4 Os resumos devem ser enviados no prazo divulgado neste documento pela plataforma Anais do COPAM, acessível no link: https://anais.unipam.edu.br. Neste sítio o apresentador do trabalho deverá consultar o Manual do Autor, fazer seu cadastro e postar o resumo. O acompanhamento do estado da submissão poderá ser conduzido neste mesmo local.

3 Normas para submissão e envio dos trabalhos

3.1 O autor apresentador é responsável pelo envio do trabalho, mas os coautores e o orientador também deverão estar inscritos no IV COPAM.

3.2 O resumo, assim como o trabalho, deve ser inédito. Em caso de plágio, o trabalho será desclassificado.

3.3 No resumo devem constar os nomes de todos os autores (completos, sem abreviá-los), separados por ponto e vírgula, citando o sobrenome primeiro, com todas as letras maiúsculas. Deve-se iniciar pelo nome do autor principal e finalizar com o nome do orientador.

  • Exemplo: BORGES JÚNIOR, Luiz Henrique1; BRAGA, Laura Luísa1; AMÂNCIO, Natália de Fátima Gonçalves2; ORSOLIN, Priscila Capelari2

3.4 A filiação, instituição à qual o autor pertence, deve ser informada em seguida aos nomes, conforme numeração sobrescrita. Em se tratando de profissional não vinculado a nenhuma instituição, informar a cidade onde exerce a profissão.

  • Exemplo: 1. Aluno de Odontologia do UNIPAM; 2. Odontólogo em Patos de Minas-MG; 3. Professor do curso de Odontologia do UNIPAM.

3.5 O texto do resumo deve ser inserido na caixa própria disponibilizada na plataforma dos Anais do COPAM, com o título e sem a identificação dos autores dentro da caixa.

3.6 Trabalhos que envolvam pacientes e/ou animais precisam ter o número do parecer de aprovação pelo respectivo Comitê de Ética constando no corpo do resumo.

4 Normas para redação dos resumos dos trabalhos

  • O corpo do resumo, descontados o título e as palavras-chave, deverá ter no máximo 500 palavras.
  • No caso de usar abreviaturas e siglas, explicá-las na primeira vez em que forem usadas.
  • Não iniciar sentenças com numerais.
  • Não utilizar parágrafos O corpo do texto deve ser contínuo a partir da introdução, porém respeitando as divisões e sequência ordinal até o fechamento da conclusão, conforme exemplo de formatação adiante.
  • Sequência a ser inserida na caixa do resumo:
    • Título (em maiúsculo, fonte 14, centralizado, negrito, Times New Roman);
    • Corpo do texto (subtítulos em negrito, escrita contínua, fonte 12, Times New Roman, espaço simples);
    • Palavras-chave: (fonte 11, Times New Roman, no máximo 05 palavras, separadas por ponto final e em ordem alfabética).
  • No caso de não observância das normas estabelecidas, os resumos serão desclassificados.

Exemplo de formatação para o corpo do texto:

1) Relato de caso/relato de experiência:

Introdução (a palavra “introdução” em negrito, fonte 12): texto com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Relato de caso clínico ou Relato de experiência (as palavras “relato de caso clínico” ou “relato de experiência” em negrito, fonte 12): texto com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Deve expressar aquilo que os autores desejam obter com o trabalho. Discussão (a palavra “Discussão” em negrito, fonte 12): texto escrito com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Conclusão (a palavra “conclusão” em negrito, fonte 12): texto com fonte 12, espaço simples).

2) Revisão de literatura:

Introdução (a palavra “introdução” em negrito, fonte 12): texto com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Revisão da literatura (a palavra “Revisão da Literatura” em negrito, fonte 12): texto com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Deve expressar aquilo que os autores desejam obter com o trabalho. Discussão (a palavra “Discussão” em negrito, fonte 12): texto escrito com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Conclusão (a palavra “conclusão” em negrito, fonte 12): texto com fonte 12, espaço simples).

3) Trabalhos científicos experimentais:

Introdução (a palavra “introdução” em negrito, fonte 12): texto com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Objetivos (a palavra “objetivos” em negrito, fonte 12): texto com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Deve expressar aquilo que os autores desejam obter com o trabalho. Materiais e métodos (a palavra “materiais e métodos” em negrito, fonte 12): texto escrito com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Resultados e discussão (as palavras “Resultados e Discussão” em negrito, fonte 12): texto escrito com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Conclusão (a palavra “conclusão” em negrito, fonte 12): texto com fonte 12, espaço simples).

5 Da apresentação dos trabalhos científicos selecionados

5.1 Os trabalhos serão apresentados na forma de pôster eletrônico, divididos por modalidade, e serão apreciados por avaliadores da Comissão Científica.

5.2 Reforça-se que as três modalidades de trabalho são: (i) relato de caso clínico/relato de experiência; (ii) revisão de literatura; (iii) trabalho científico experimental.

5.3 Serão consideradas duas categorias, conforme a condição acadêmica, para efeito de premiação: 1- Graduação; 2 - Pós-graduação e profissionais.

5.4 Os painéis prontos devem ser enviados em arquivo eletrônico, em PDF, até o final do dia 05/05/2024 para o e-mail da comissão científica, [email protected], que se encarregará de disponibilizá-los nos monitores para a apresentação.

5.5  Os autores apresentadores (autores principais) deverão estar presentes no dia 07/05/2024, às 18h30, na secretaria do bloco E do campus central do UNIPAM para designação da respectiva sala de apresentação. Os apresentadores terão no máximo 5 minutos para a exposição do trabalho e, logo a seguir, podem ser arguidos pelos avaliadores do congresso.

5.6 Normas para confecção do Pôster:

  • O pôster deverá ser confeccionado em modelo padrão, conforme ANEXO 1 para relatos de caso/relatos de experiência, ANEXO 2 para trabalhos de revisão da literatura e ANEXO 3 para trabalhos científicos experimentais;
  • O título deverá ser o mesmo do resumo, com letras maiúsculas;
  • Abaixo do título, colocar os nomes do autor, dos coautores e do orientador, todos com a respectiva instituição que representam.

ANEXOS

ANEXO 1 - Modelo de Resumo | ANEXO 2ANEXO 3ANEXO 4

Resumos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste anais serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.