Análise do conteúdo de Odontologia do YouTube e Facebook

Autores

  • Frank Machado Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Brenda Caroline Costa Magalhães Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Ana Luiza Alves Ferreira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Thiago de Amorim Carvalho Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Resumo

Introdução: Com o surgimento da internet, o ato de transmitir informações vem passando por transição e se tornando cada vez mais veloz. Por consequência, recursos eletrônicos e plataformas digitais têm sido agregados ao cotidiano de forma gradativa e, assim, modificam o modo de agir dos indivíduos, afetando inclusive o cenário acadêmico e odontológico. Objetivos: O objetivo do presente estudo é caracterizar as potencialidades do YouTube e Facebook como ferramentas de ensino-aprendizagem tecnológicas ativas em Odontologia, analisando a confiabilidade acadêmica e científica dos conteúdos disponíveis nessas plataformas. Material e métodos: Para realização deste trabalho, primeiramente foi feita uma revisão da literatura como base da pesquisa e, posteriormente, foram elaborados e aplicados roteiros estruturados, no Google Forms, respondidos pelos próprios pesquisadores, abordando as variáveis de interesse para o trabalho, tais como tipo de conteúdo, número de seguidores e número de vídeos/publicações com questões objetivas em cada uma das plataformas em estudo, para analisar os conteúdos acadêmicos que estão sendo veiculados. Resultados e discussão: Os resultados demostram que, no Facebook, 100% do material analisado possui referências em suas publicações, já no YouTube, apenas 55% dos canais apresentam embasamento científico explícito. Porém, a pesquisa também revelou o caráter mais comercial do Facebook, haja vista a maioria das propriedades das páginas avaliadas nessa rede social serem empresariais. Conclusão: Esta pesquisa conseguiu ressaltar que as plataformas digitais estão melhorando sua qualidade e aumentando o nível de confiabilidade científica, contudo, sugere-se que novas pesquisas sejam feitas, já que o algoritmo limitou o número amostral. Dessa forma, buscas multidirecionais podem ser aplicadas no intuito de abranger um maior número de canais e páginas em redes sociais.

Biografia do Autor

Frank Machado Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente do curso de Odontologia

Brenda Caroline Costa Magalhães, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente do curso de Odontologia

Ana Luiza Alves Ferreira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente do curso de Odontologia

Thiago de Amorim Carvalho, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Doutor em Clínicas Odontológicas Integradas e docente

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Publicado

2023-02-28

Edição

Seção

Resumos