Recursos digitais como mediadores para a atenção odontológica durante a pandemia da COVID-19
revisão integrativa de literatura
Resumo
Introdução: A pandemia da COVID- 19 desencadeou desafios sanitários, econômicos e sociais. Desta forma, diversas áreas da sociedade sofreram esses impactos, inclusive as áreas de saúde, como por exemplo a odontologia. Os atendimentos clínicos odontológicos sofreram implicações econômicas geradas pelo aumento dos custos de equipamentos de proteção individual (EPI), redução dos números de atendimentos aos pacientes, devido às medidas de distanciamento social, gerando também um aumento da demanda reprimida nos serviços públicos de saúde. Frente a essa problemática da saúde bucal, com o objetivo de minimizar os impactos ocasionados pelo cenário pandêmico, o uso de recursos de tecnologia digital de informação e comunicação para auxiliar nas relações de cirurgiões-dentistas e pacientes de forma não presencial teve um aumento considerável. Dentre esses recursos, destaca-se o uso da Teleodontologia, que é um desdobramento da Telessaúde e da Telemedicina, que foi regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) durante a emergência de saúde pública. O objetivo deste estudo foi analisar as formas de teleorientação por meio de recursos digitais-tecnológicos no auxílio nos atendimentos odontológicos em cenário pandêmico. Revisão de literatura: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, com busca bibliográfica realizada por dois autores independentes em 2 momentos diferentes, sendo esses iniciados no mês abril de 2020 a abril de 2021 e, posteriormente, atualizado a partir de maio de 2021 a abril de 2022. Foram utilizadas as palavras-chaves “tecnologia”, “cuidados odontológicos” e “COVID-19”, bem como seus correspondentes em inglês “technology”, “dental care” e “COVID-19”, acrescidos dos operadores booleanos “e” e “and”. Foram incluídos: artigos completos publicados no idioma português e inglês, entre os anos 2020 e 2022. Foram excluídos os artigos que contemplavam a disponibilidade apenas do seu resumo, opiniões de especialistas, teses e dissertações, bem como artigos em idiomas diversos ao inglês e ao português. Foram identificados no total 151 artigos potencialmente elegíveis (143 encontrados na base de dados PubMed e 8 na base de dados Google Scholar-Scielo). Após a leitura e aplicação dos critérios de elegibilidade baseada nas recomendações da estratégia PRISMA-ScR, 15 artigos foram selecionados para análise qualitativa. Discussão: Foi observado que, dentre os recursos digitais-tecnológicos mais utilizados, destacam-se o uso do telefone e os recursos disponíveis do WhatsApp. Essas ferramentas foram apontadas como um meio facilitador de fornecimento de informações e comunicação entre profissionais e pacientes durante a pandemia, inclusive a versatilidade do WhatsApp pode aprimorar inclusive a forma de abordagem de pacientes em contextos fora da pandemia. Conclusão: Os recursos digitais-tecnológicos se tornaram uma alternativa para continuidade da prática odontológica durante o período pandêmico e tendem a ser um método que continuará sendo utilizado mesmo após a finalização desse cenário.