Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro anais; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre os anais.

Diretrizes para Autores

Normas para submissão de resumos

Os resumos a serem submetidos para a avaliação da comissão científica devem respeitar as normas apresentadas a seguir.

1. O título deve ser claro e conciso, não ter mais que 20 palavras e ser digitado em negrito, letras minúsculas (apenas a inicial da primeira palavra em letra maiúscula), nomes científicos em itálico e fonte Times New Roman 12.

2. Em uma linha abaixo do título, devem constar os nomes dos autores, em alinhamento justificado. Os nomes devem vir da seguinte forma: nome completo em negrito, seguido das credenciais dos autores, da instituição de origem e do e-mail para contato.

3. Em uma linha abaixo das informações dos nomes dos autores, deve constar o resumo do trabalho, escrito em português, folha em tamanho A4, fonte Times New Roman 12, margens de 3,0 cm (direita, esquerda, superior e inferior), espaçamento simples entre linhas, sem recuo de parágrafo na primeira linha, com, no mínimo, 1500 e, no máximo, 3.500 caracteres com espaços. 

3.1. O resumo deve conter apenas informações relevantes. Deve apresentar uma breve introdução que contextualiza o problema estudado. Deve conter a apresentação dos objetivos principais do trabalho, tentando se limitar apenas aos principais focos da pesquisa. A metodologia deve descrever, de forma clara, o material e os métodos de investigação. Os resultados devem ser apresentados de forma clara e objetiva, não sendo permitido o uso de tabelas e/ou figuras. A conclusão deve retornar o objetivo proposto, apoiando-se nos resultados apresentados.

4. Na apresentação do resumo, devem ser seguidas as orientações elencadas abaixo.

4.1. Devem ser utilizadas letras maiúsculas nas primeiras palavras de cada frase e fonte itálico para nomes científicos.

4.2. Unidades de medidas devem respeitar espaçamentos e utilizar sobrescrito (Ex.: kg/m²). O sistema internacional de unidades (SI) deve ser utilizado. As abreviações devem ser usadas de maneira correta: litro: L; quilograma: kg; mililitro: mL. Espaço entre valores e unidades de medidas deve ser inserido (Ex.: 50 kg e não 50kg), mas não em unidades térmicas (Ex.: 10ºC e não 10º C) e percentuais (Ex.:  45% e não 45 %).

4.3. Fórmulas e equações devem ser evitadas; quando essenciais, devem ser legíveis, respeitando a formatação do resumo.

4.4. Espaços também devem ser inseridos antes e depois dos símbolos “ ± ” e “ = ”.

4.5. Números de um único dígito devem ser escritos e não numéricos (Ex.: oito animais e não 8 animais). Valores estatísticos, quando decimais, devem ser apresentados contendo duas casas após a vírgula (Ex.: 13,33).

4.6. Símbolos químicos devem ser utilizados quando apropriados. Nomes e formulações químicas comuns a nomes comerciais devem ser utilizados apenas quando necessários.

4.7. Três (mínimo) a cinco (máximo) palavras-chave são permitidas, separadas por ponto-e-vírgula.

4.8. Agradecimentos, se requeridos, devem ser incluídos separadamente, no fim do resumo.

5. Cada autor principal pode enviar até dois resumos. São permitidos, no máximo, 5 (cinco) autores por resumo.

6. Os resumos aprovados serão publicados nos Anais do evento e devem ser apresentados na modalidade pôster, seguindo o padrão estabelecido pela Comissão Científica.

Modelo de resumo para os anais

Resumos

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