Fenômeno bullying nas escolas

Autores

  • Felipe Luiz Santiago Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Guilherme de Oliveira Melo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Maria Eduarda Lima de Morais Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Sofia Resende de Deus Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Thaniele Caixeta Fonseca Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Wânia Alves Ferreira Fontes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

bullying, relações interpessoais, Dire

Resumo

É essencial a abordagem de como o bullying afeta a vida das pessoas, sendo importante destacá-lo no âmbito escolar. Um dos fatores que pode estar ligado a essa prática é a falta do desenvolvimento de algumas competências socioemocionais na infância e na adolescência. Na maioria das vezes, a preocupação existente é voltada para as habilidades técnicas, deixando de lado as emoções e os comportamentos. A presente pesquisa tem como importância a elaboração e proposição de discussões a respeito do bullying e seus respectivos problemas sociais e acadêmicos, havendo consequências graves tanto para a sociedade quanto para a esfera jurídica. A análise das causas e justificativas do bullying pode ajudar na prevenção de comportamentos agressivos e contribuir para a promoção de um ambiente escolar mais seguro e saudável. Além disso, pode ajudar a entender melhor as consequências do bullying para as vítimas e para os agressores. A pesquisa tem como objetivo construir conhecimento sobre o papel do bullying na realidade de crianças e adolescentes no ambiente escolar. Para isso, foi utilizada a abordagem qualitativa, que busca capturar os aspectos subjetivos do fenômeno estudado. O objeto de estudo é a definição de bullying e suas consequências para a vida do público infanto-juvenil. O termo bullying surgiu do inglês Bully, que tem como tradução para português, “valentão”. O bullying é caracterizado por comportamentos agressivos, intimidações e degradações ao próximo, o que gera consequências físicas e psicológicas às vítimas. A motivação familiar é o ponto principal sobre a prática do bullying. A criação é determinante para o modo como agem os agressores e pode estar enraizada a partir da fragilidade do ambiente em que se vive. A conscientização dos docentes e discentes é de suma importância, sendo necessário o processo de criações estratégicas para o combate ao bullying. É essencial a boa convivência e confiança da escola e seus alunos e com os responsáveis dos menores. A Lei n. 13.185/15 instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) no Brasil, com objetivos de prevenir, conscientizar e combater o bullying. A lei estabelece ações para capacitar educadores, promover campanhas de informação, oferecer apoio psicológico e jurídico às vítimas e agressores, além de integrar escolas, sociedade e mídia.

Publicado

2024-09-09