Violência nas escolas brasileiras

Autores

  • Camily Rodrigues Oliveira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Letícia Tavares Casemiro Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Lorena Oliveira Fonseca Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Maria Fernanda Telles Lagares Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Raysla Amorim São José Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Tauanny Gabrielly Pereira Santana Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Wânia Alves Ferreira Fontes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

alunos, bullying, escola, professores, violência

Resumo

A violência escolar tem sido amplamente discutida no Brasil e frequentemente é destaque nos noticiários, geralmente informando situações alarmantes de agressões de diversas naturezas. A violência no ambiente educacional pode começar com uma simples brincadeira, um comentário maldoso ou palavras ofensivas, como no caso do bullying, e pode escalar para agressões físicas e até violência sexual, incluindo estupro. Essas agressões podem ocorrer entre alunos, entre alunos e professores, entre educadores ou até entre professores e pais de alunos. O objetivo geral deste estudo foi analisar a violência nas escolas no Brasil. Os objetivos específicos incluíram: conceituar a violência escolar; analisar a violência sexual no ambiente educacional; identificar as causas da violência escolar; e compreender o bullying como fator gerador de violência nas escolas, entre outros aspectos. A metodologia utilizada neste estudo caracterizou-se como pesquisa qualitativa, baseada na análise de artigos, teses, monografias e consultas a fontes confiáveis na internet para coleta de dados. Concluímos que a violência escolar é uma prática prejudicial tanto no contexto social quanto no escolar, pois pode acarretar problemas ao longo de toda a formação do indivíduo que sofre a violência. Essa problemática pode ser minimizada por meio de uma educação sistêmica que combata o racismo, a xenofobia e a discriminação, promovendo no ambiente escolar uma reflexão sobre a dignidade da pessoa humana e o respeito ao próximo.

Publicado

2024-09-10