O bullying e o cyberbullying no ambiente escolar

Autores

  • Carlos Eduardo Osório Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Gabriel Henrique Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Luís Filipe Londe Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Pedro Henrique Alves Soares Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Vinicius Bruno Carvalho Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Vitor Augusto Freire Magalhães Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Wânia Alves Ferreira Fontes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

cyberbullying, bullying, Estatuto da Criança e do Adolescente

Resumo

Este estudo visa demonstrar como ocorre o cyberbullying entre jovens e adolescentes em ambiente escolar, o que pais e escolas podem fazer para combatê-lo e as consequências para os agressores. Nesse cenário, em os jovens e adolescentes há maior prevalência desta prática, por isso devemos estar atentos aos perigos e efeitos que pode trazer para as suas vidas. É importante que os pais e as escolas estejam cientes dos eventos internos e externos; também devem estar atentos aos sinais comportamentais de alerta, como tensão, ansiedade, depressão, entre outros, a fim de reduzir o uso da violência virtual. Chamar a atenção da sociedade do país para o fato de que é fundamental buscar formas de solucionar esses eventos e implementá-las de forma a tornar o ambiente virtual mais benéfico e pacífico, esse contexto é o que nos deu interesse na produção deste trabalho. Dessa forma, o principal objetivo do trabalho é analisar o bullying e o cyberbullying para verificar suas causas e consequências e buscar levar para as escolas o debate sobre essas práticas, para conscientização dos jovens estudantes sobre suas responsabilidades sociais. A metodologia de pesquisa para este projeto envolveu o uso de bancos de dados online, fontes acadêmicas no campo da informação e comunicação, redes de mídia social e suas conexões virtuais. O presente artigo tem caráter qualitativo e tem como objetivo analisar a violência psicológica entre jovens e adolescentes nas escolas. Por fim, foi possível constatar que percebemos que as tecnologias de informação e comunicação são as responsáveis por introduzir as pessoas em novos ambientes em que as oportunidades de comunicação são limitadas. É possível observar como o uso descontrolado de ferramentas tecnológicas está colocando nossas crianças e adolescentes sob diversos perigos. O cyberbullying é um resultado negativo da comunicação online. É uma questão que surge quando os agressores que usam as redes sociais para espalhar suas mensagens de ódio humilham, perseguem e difamam outras pessoas, prejudicando inúmeras crianças e adolescentes no ambiente educacional.

Publicado

2024-09-09